Bem Vindo!

Nós temos 84 visitantes online

Aulas e Cursos Online

Download Zone

A Lebre e a Tartaruga
Fábulas são excepcionais ferramentas para o aprimoramento interior. Leio-as e aprendo com elas frequentemente! Estava lendo a fábula sobre a corrida entre a tartaruga e a lebre e me ocorreu uma interessante situação. Imaginei, então, uma versão alternativa e enigmática da fábula.
Nessa nova versão, as tartarugas, após intenso treinamento por séculos a fio, conseguem competir de igual pra igual com as lebres!
Em acordo com a tradição entre essas duas figuras, decidem apostar uma corrida. Estabeleceram o trajeto e deram a largada, seria declarado vencedor aquele que primeiro cruzasse a linha de chegada.
A tartaruga andou metade da distância e correu a outra metade.
A lebre correu durante metade de seu tempo total na corrida e andou a outra metade do tempo.
Considerando que ambas andam na mesma velocidade e desenvolvem a mesma velocidade na corrida, pergunto:

Nessa corrida, a tartaruga GANHOU, PERDEU ou houve EMPATE ?
O que diz sua intuição?



Dessa vez a Lebre leva a melhor!

A lebre percorre a maior parte do trajeto correndo, uma vez que a distância percorrida é o produto da velocidade pelo tempo ( d = v*tempo )e, como no caso da Lebre, para intervalos de tempo iguais é a velocidade que determinará a magnitude da distância percorrida.
Em outras palavras a Lebre utiliza o tempo mais sabiamente do que a tartaruga que corre metade da distância e anda a outra metade da distância, ou seja, a tartaruga utiliza uma porção maior do tempo andando para igualar a mesma distância que percorre correndo.
O que faz com que ela, a tartaruga, demore mais para percorrer o trajeto todo perdendo, assim, a corrida.
Como voce pode apreciar, a diversão consiste na aparante confusão quando se mistura conceitos relacionados mas distintos! No caso, distância, tempo e a razão entre eles: velocidade.
Um visualização da solução pode ser obtida atribuindo-se valores para as velocidades e o comprimento do trajeto.Particularmente não aprovo essa abordagem, pois o máximo que ela nos permite é uma solução particular da situação, pois não temos garantias de que funcionaria para outros valores...
De qualquer forma, creio válida a tentativa se o objetivo for "calibrar" os conceitos envolvidos.


Para todos aqueles que, como eu, adoram se enveredar pelos caminhos de uma demosntração...ei-la!



 

Biblioteca Virtual