Bem Vindo!

Nós temos 27 visitantes online

Aulas e Cursos Online

Download Zone

Xadrez e Computadores
Escrito por Emerson Cruz   
Quando comecei a jogar Xadrez os softwares dedicados ao Jogo Arte deixavam muito a desejar tecnicamente.Jogar contra o computador era mais uma experiência prazeirosa em bater a máquina do que algo que acrescentaria no aprendizado. É realmente notável como o cenário hoje é completamente diferente! Impressionante a velocidade com que o softwares evoluiram! Hoje é possível mesmo ter um Grande Mestre à disposição 24/7 ! Tanto para jogar quanto para ensinar, treinar, entreter, enfim é realmente possível incrementar dramaticamente o nível de jogo utilizando softwares de Xadrez.
Obviamente, jogar contra o computador não simula (ainda!) toda a maravilhosa tensão de um jogo entre humanos, uma vez que a máquina é invunerável com relação aos aspectos pscicológicos do jogo. No entanto é possível aprender muito com os softwares, pois além de um oponente com nível de Grande Mestre, eles oferecem múltiplas ferramentas de aprendizado e análise. São várias engines (softwares de Xadrez) disponíveis no mercado: Fritz, Rybka, Houdini, Deep Junior, etc. Todas elas muito fortes e com características algo diferentes uma das outras (umas mais táticas, outras mais fortes no terreno estratégico, etc). Algumas dessas engines são gratuitas, além de ser possível obter gratuitamente versões antigas (mas muito fortes!) de softwares famosos como o Fritz, por exemplo. Atualmente, eu jogo/treino com o Rybka e com o Houdini. Devo confessar que me divirto/aprendo bastante! O Houdini é gratuito e, para quem interessar possa, disponibilizei um pacote com plataforma+engine(Houdini) aqui mesmo no site.

Clique aqui e faça o download !

A seguir, compartilho uma partida ritmo blitz que disputei com o Rybka e fui capaz de empatar! (O Rybka é uma engine beemmm agudo e "segura-lo" não é tarefa fácil!).
Ok. Não é um resultado muito frequente devo dizer, e é justamente por isso que merece ser celebrado!:-)

Enjoy!



 

Biblioteca Virtual