Bem Vindo!

Nós temos 28 visitantes online

Aulas e Cursos Online

Download Zone

Experimentando a Física: O papel do experimento na Ciência
Escrito por Emerson Cruz   
O elemento principal da atividade científica que busca a compreensão dos fenômenos naturais é , sem dúvida, a verificação e análise experimental de tais fenômenos.
Esses experimentos ocorrem , geralmente, em laboratórios apropriados , entretanto o experimento pode acontecer , também , no próprio meio ambiente como, por exemplo, experimentos nas áreas Zoologia, Meteorologia, Agronomia, etc.
Todavia de nada serviria o experimento se ele não fosse acompanhado de observação rigorosa , disciplinada e objetiva. Pois são das observações que o cientista poderá formular hipóteses, elaborar teoremas e ,finalmente, enunciar leis que regem o fenômeno estudado. Existem muitas técnicas de observação experimental , porém , com o decorrer do tempo , cada pesquisador desenvolve um estilo próprio, uma maneira peculiar de observar e relacionar as observações. Entretanto, independentemente do método de análise e observação experimental, é interessante estar atento a alguns aspectos que um bom pesquisador deve desenvolver :

Atenção ao fenômeno : é preciso estar atento ao mais sutil detalhe de um fenômeno pois pode ser este detalhe a chave para seu entendimento.

Objetividade : estar consciente do fenômeno e do teorias que se quer observar é fundamental ,de outra forma corre-se o risco de ir “do nada para lugar nenhum”.

Fidelidade à soberania da natureza : é importante lembrar que os fenômenos naturais não precisam de enunciados teóricos para acontecerem, nós é que precisamos de para entende-los. Desta forma não é interessante para uma boa observação, descartar elementos do fenômeno que se julga menos importantes .

Relato detalhado das observações : o registro das observações é extremamente importante, já que será ele o material para estudo. Entretanto , o relatório do experimento deve ser claro e objetivo, já que de outra forma sera de pouco valor para o estudo.

Questionamento : Perguntas como : Quais os elementos envolvidos no fenômeno? Quais fatores colaboram para a o acontecimento do fenômeno ? Quais os fatores que puderam ter prejudicado o experimento ? E se fosse de outra forma ? . Devem ser um hábito para o pesquisador ,pois, as repostas só aparecem após as questões.

Pesquisa : o trabalho de investigação não deve se limitar a apenas o experimento, este deve servir de ponto de partida para um estudo mais profundo do fenômeno através de pesquisa em livros, revistas, relatórios de experimentos anteriores, etc. Pois através da pesquisa serão suscitadas novas questões e ,então, um novo experimento daí mais pesquisa e o ciclo continua indefinidamente, proporcionando mais e mais conhecimento.

Preocupação permanente com a segurança : sendo fator indispensável, a segurança deve ser companheira inseparável do pesquisador . Zelar pela segurança de um experimento é respeitar os limites da natureza e do material utilizado. Fundamentalmente, esses são os quesitos básicos para uma prática experimental segura, objetiva e , consequentemente, bem sucedida. É importante ressaltar que um experimento sempre oferece oportunidade de conhecimento , basta estarmos dispostos à ele.

Experimentando a Física

Na intenção de treinar as habilidades científicas necessárias no processo científico de análise e estudo de fenômenos, sugiro a seguinte prática:

Experimento : Observação da queima de uma vela de parafina

Material Necessário

- 1 vela de parafina
- fósforos
- 1 copo de vidro
- 1 pires de porcelana ou vidro


Realizando o Experimento

- Acenda a vela e a coloque no pires
- Observe atentamente a queima da vela por alguns minutos e anote as suas observações
- Cubra a vela com o copo e observe o que ocorre . Anote as suas observações.


Questões

1 - O que você observou durante a queima da vela? Pesquise as justificativas para suas observações.
2 - O que você observou após cobrir a vela com o copo? Pesquise as justificativas para suas observações.
3 - Quais os cuidados, com relação à segurança, que se deve ter na execução desse experimento ?


























 

Biblioteca Virtual