Bem Vindo!

Nós temos 38 visitantes online

Aulas e Cursos Online

Download Zone

Xadrez



Nem somente jogo, nem somente Ciência, mas fundamentalmente: Arte !
Seus benefícios com relação ao desenvolvimento cognitivo são indiscutíveis, além de ser uma fabulosa fonte de prazer intelectual.
Nessa área você encontrará artigos, partidas e puzzles (problemas) sobre temas relacionados ao Xadrez, uma de minhas grandes paixões :-)

Aprecie essa maravilha do intelecto humano e bom divertimento!
(Washinton Square, New York, USA)



Emoção em 3min!
Aaaa como eu amo essa Arte, esse jogo, essa Ciência!
Compartilho com todos voces um dos jogos que tive o prazer de vencer em uma rápida partida "blitz" (limite de tempo de 3 minutos para cada oponente para toda a partida!).

Confira >>>
 
Jogue, treine, desafie o Houdini
Xadrez: Desafie o Houdini !
O Houdini é um programa de Xadrez (Engine) que não deixa nada a desejar quando comparado com outros programas no mercado, na verdade é um das engines mais utilizadas.
Leia mais...
 
Xadrez e Computadores
Escrito por Emerson Cruz   
Quando comecei a jogar Xadrez os softwares dedicados ao Jogo Arte deixavam muito a desejar tecnicamente.Jogar contra o computador era mais uma experiência prazeirosa em bater a máquina do que algo que acrescentaria no aprendizado. É realmente notável como o cenário hoje é completamente diferente! Impressionante a velocidade com que o softwares evoluiram! Hoje é possível mesmo ter um Grande Mestre à disposição 24/7 ! Tanto para jogar quanto para ensinar, treinar, entreter, enfim é realmente possível incrementar dramaticamente o nível de jogo utilizando softwares de Xadrez.
Mais >>>
 
Karpov x Ribli
Existia um ditado sobre jogar com Capablanca: "Cada troca de peças era mais um passo rumo a derrota". O ditado se justificava pela inigualável maestria do genial cubano em lidar com posições aparentemente simples, mas que guardavam debilidades que exploradas metodicamente levavam o oponente à derrota. Na verdade, o entendimento estratégico do ex-Campeão Mundial José Raul Capablanca era profundo e muito superior ao de seus adversários da época.
Como era de se esperar, ele fez escola. E um de seus notáveis seguidores foi ninguém mais, ninguém menos, do que o russo Anatoly Karpov.
Aprecie uma partida muito interessante em que o então reinante Campeão do Mundo Anatoly Karpov derrota o GM húngaro Zoltan Ribli no mais puro estilo Capablanca.

aprecie ! >>>
 
Empate ? Longe disso!
Escrito por Prof. Émerson Cruz   
Existem muitas posições no Xadrez em que o empate é inevitável diante de um procedimento preciso e normalmente conhecido.
A posição em que temos Rei+Dama versus Rei+Peão do Bispo na 7a. fileira é uma delas, uma vez que o lado em desvantagem material pode se valer de situações de afogamento.
Entratanto, como nada no Xadrez é absoluto, o grande enxadrista e compositor Pogosjanz compos em 1981 um estudo que prima pela beleza e simplicidade em uma situação em que, aparentemente , temos de empate teórico.
No diagrama abaixo jogam as Brancas.
Antes de consultar a solução tente resolver por si mesmo. Não se prive desse delicioso exercício mental!


solução >>>
 
« InícioAnterior12PróximoFim »

Página 1 de 2

Biblioteca Virtual