Bem Vindo!

Nós temos 29 visitantes online

Aulas e Cursos Online

Download Zone

Meio Ambiente e Sustentabilidade



Nas palavras do brilhante Físico Carl Sagan, nosso planeta não representa muito mais do que um pálido ponto azul no Universo.
No entanto, mesmo sendo inexpressível enquanto tamanho, não observamos, até o presente momento, um único planeta que nos faça companhia no critério VIDA.
Tal facto torna nosso planeta, nosso lar, no mínimo especial.
Basicamente, a Vida em nosso planeta só é possível através de uma complexa combinação de múltiplos fatores
em equilíbrio que constituem um sistema que propicia condições para que a Vida se manifeste em toda sua plenitude.
A esse sistema denominamos Meio Ambiente. Assim, a Vida, conforme a concebemos hoje, está inserida em um Meio Ambiente que a favorece, ou seja, é dependente dele. Dessa forma, qualquer alteração no meio ambiente será sentida por aqueles que dele dependem.

Somos parte integrante do ecossistema em que vivemos, mais que isso, somo agentes ativos tanto em sua manutenção como, lamentavelmente, em sua degradação. Dependemos dos recursos que a natureza nos oferece e, por isso, devemos preservá-la obedecendo às leis que estabelecem o delicado equilíbrio que desenham o conceito de sustentabilidade ambiental.

Nessa seção você encontrará amplo material que explora tão importante tema.
Explore, aprenda, amplie seu Conhecimento!




The Story of Stuff
Escrito por Émerson Cruz   
Sáb, 15 de Maio de 2010 03:48
No corre-corre do cotidiano nem percebemos a enormidade de coisas que consumimos. E em cada dessas coisas está associado um tal impacto ambiental. O video The Story of the Stuff aborda essa questão de forma clara, realista e sem perder o bom humor. Sem dúvida um excelente ponto de partida para reflexão e debate de nossa postura com relação ao consumo e o impacto ambiental associado.

Confira!


assista ! >>>
 
Declaração Universal dos Direitos da Água
Escrito por Émerson Cruz   
A água é a substância fundamental para a ocorrência e manutenção da vida. De fato, mesmo com todo o aparato tecnológico disponível, ainda não fomos capazes de encontrar outro planeta que possua água em seus três estados clássicos da matéria: sólido, liquido e vapor. Nesse sentido, a Terra é um planeta único por reunir condições climáticas e geológicas em perfeito equilíbrio para a existência dessa maravilha denominada VIDA.
Nosso planeta poderia muito bem ser chamado Água, ao invés de Terra, uma vez que 70% de nosso planeta é constituído de água. No entanto, embora cerca de 2/3 da superfície terrestre seja coberta de água, apenas 0.007% é própria ao consumo humano e uso em processos industriais, pois o restante se encontra forma de água salgada (97%) ou são inacessíveis por se encontrarem em geleiras (1.750%) e fontes subterrâneas (1.243%).
Ou seja, água útil para uso humano e industrial é um recurso escasso e que, portanto, deve ser tratado com respeito e consciência por todos.
Em verdade, um dos grandes desafios de nosso século é a garantia ao acesso a fontes de água próprias para o consumo humano e uso em processos industriais. Infelizmente, fontes de água doce superficiais (lagos, rios, etc) vêm sofrendo os efeitos do descompromisso ambiental, colocando em sério risco as reservas hídricas disponíveis em nosso planeta.
O planeta Água tem sede.
leia mais ! >>>
 


Biblioteca Virtual